sábado, 28 de abril de 2012

Puff de garrafa PET: Soluções criativas para reduzir os resíduos na escola

Vivemos em uma sociedade de embalagens. Tudo que compramos tem este agregado indesejado que é necessário para manter as propriedades dos produtos entre sua fabricação e o seu consumo. Sem perder a praticidade do cotidiano, precisamos desenvolver alternativas de menor impacto ambiental para o consumo industrial que já se incorporou à nossa rotina. 

Em qualquer situação, educamos pelo exemplo. Muito mais do que oferecer a reflexão sobre os conceitos que regem a sustentabilidade, precisamos organizar práticas que visem a aplicação de tais ideias. Nossos movimentos devem ser coerentes com a defesa da vida manifesta, que entrelaça todos os seres deste planeta. A escola pode ser o local ideal, onde o aluno vai encontrar as ferramentas necessárias para consolidar práticas sustentáveis em sua vida. Para efetivar o espaço escolar de tal maneira, seu corpo docente deve projetar um conjunto de práticas que aproximem a dinâmica escolar da permacultura.
   
Para tanto, precisamos inserir conhecimentos que embasem a prática da educação ambiental na formação continuada dos professores das escolas básicas do mundo. A partir das questões conceituais que visem a reflexão diante dos desafios presentes no mundo atual abrimos espaço para a busca de alternativas viáveis à realidade escolar que permitem a vivência dos princípios de sustentabilidade. 

Temos várias práticas dentro das escolas em todos os tempos que podem ser adaptadas aos princípios sustentáveis; trabalhos com “sucata” estão presentes em todas as salas de aula, complementando vários componentes curriculares importantes, porém tal prática deve ser ressignificada para atender às demandas ecológicas. 

Inicialmente, precisamos inverter a lógica: ao invés de escolhermos uma construção com materiais que iriam para o lixo – como caixas, garrafas plásticas, papelão e outros – a partir do conteúdo trabalhado, moldando o material de acordo com o saber que queremos exercitar, precisamos planejar atividades que envolvam a reutilização de resíduos sólidos (que é a mesma coisa que a tal “sucata”) a partir dos materiais que temos disponíveis, classificando-os de acordo com seu potencial poluidor. 

Todas as possibilidades do uso adequado dos resíduos com fins pedagógicos tem relação com o planejamento e a formação do professor. São nossas escolhas diárias que possibilitam ou não a propagação dos ideais sustentáveis para as futuras gerações. É uma responsabilidade compartilhada, importante para todos. 

As soluções criativas são muitas, mas cada ação consciente de um professor preocupado com o futuro do planeta, deve ter uma relação com conceitos ambientais mais abrangentes permitindo aos seus alunos a ampliação daquele momento para outras dimensões de sua vida. 

Como exemplo de solução criativa posso citar uma ação para a diminuição das garrafas PET, derivada do petróleo, pois as mesmas levam mais de 100 anos para serem reabsorvidas pela natureza. Apresento uma forma de usar este material para a produção de Puff's, muito úteis no espaço escolar:

Você vai precisar de:
- 18 garrafas de 2 l em formatos variados (coca-cola, fruki, Kuat, Schin...) com tampa. De preferência 9 de um e 9 de outro para encaixe perfeito.
- 1 rolo de fita grossa
- Quadrado de papelão (25 x 25 cm aprox)
- Quadrado de espuma fina (30 x 30 cm)
- 1 m de Helanca ou lycra (½ largura)

1- Preparar as garrafas:
  • As garrafas devem estar limpas e secas
  • Faça duplas de garrafas, onde uma delas vai ganhar um corte na marca do final da curva que leva ao bico.
  • Teste as combinações, as garrafas de pepsi ou guaraná antarctica são mais difíceis de encaixar.
  • Você precisará de 9 pares de garrafas, introduzindo a boca de uma garrafa na outra que foi cortada.

2- Enfitando os trios:
  • Enfileire 3 duplas alternando os bicos das garrafas de dentro.
  • Passe a fita em 2 pontos do trio, apertando bem.
  • Esse procedimento deve ser repetido várias vezes, até o trio ficar bem firme.
  • Não economize na fita.



3- Finalizando a estrutura:

  • Observe uma alternância nos bicos das garrafas de dentro, 4 para cima e 5 para baixo. Assim o peso de quem senta será melhor distribuído pelo puff. 
  • Junte os 3 trios de garrafas e prenda bem com o braço, iniciando o enfitamento. 
  • Faça 2 caminhos com a fita (em cima e embaixo).
  • Vá apertando um pouco mais a cada volta.
  • Não economize na fita, é ela quem garante a estrutura.

4- Encapando:
  •  Prenda o papelão sobre um dos lados com a fita.
  • Abra o tecido e dentralize a espuma, colocando o puff com o papelão para baixo.
  • Amarre 2 pontas diagonais bem firme, repuxando o tecido.
  • Dê pequenos nós nos cantos para melhorar o acabamento.
  • Feche com as outras duas pontas da outra diagonal, escondendo os nós entre as garrafas.
  •  Desvire o puff, ele já está pronto para uso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário