quarta-feira, 2 de maio de 2012

Seis Dias de Inverno Sozinho com a Morte



Um grito de lobo saiu da floresta próxima. Cães saltaram e começaram a latir freneticamente. O homem, com oito costelas e um quadril quebrado, mal podia se mover e simplesmente parou de ouvir atentamente os sons da noite de inverno, pensando quanto tempo mais ele agüentaria. No segundo dia ele estava deitado enterrado sob a neve. Bat-Ochir Oidov, 39-anos, pastor nômade da Tsenkher Mandal soum (condado) de Khentii, na Mongólia, província há cerca de 60 km de distância do centro de soum, invernada com os seus cavalos nos vales da gama Red Willow Mountain.

A pastores nômades cuidam de cavalos no inverno da Mongólia.
No dia 7 de janeiro de 2012 começou como de costume. Ele acordou de manhã, fez fogo em um fogão de metal para aquecer o gher (sua tenda murada), com muito frio durante a noite anterior.
Naquele dia, ele decidiu montar uma égua Kinky pouco jovem que não foi selado há mais de um ano. Só mais tarde soube o que é um erro caro que era. Quando Ochir Bat  estava perseguindo alguns entes perdidos, o cavalo abaixo dele escorregou e começou a rodopiar para baixo da encosta. Bat Ochir instintivamente mergulhou e tentou enfiar no pescoço do cavalo.
Quando o cavalo recuperou a seus pés e começou a galopar, ele se encontrava pendurado debaixo do cavalo, porque a sela virou de cabeça para baixo. Além disso, um pé dele ficou preso no estribo.
"A cada salto do cavalo, eu podia ouvir o som dos ossos de esmagamento ... um golpe casco mesmo pousou na minha cabeça. Eu tive sorte. Após alguns saltos tiras a sela finalmente arrancou e eu caí no chão ", lembra Bat Ochir, olhando distraidamente e longe em uma janela da enfermaria do hospital, mais uma vez lembrando momentos de terror e dor daquele dia.

Cavalos mongóis pastar durante todo o ano a céu aberto, mesmo no inverno.
"Eu não me lembro há quanto tempo eu estava deitado ali. Eu não tive a consciência realmente solta, mas quando eu vim a meus sentidos e tentou se levantar, eu vi o meu costado, minha  perna direita dobrados em ângulo agudo. Meu quadril foi quebrado. "
"Inicialmente, eu não senti nenhuma dor . Primeira coisa, eu coloquei minha perna quebrada em posição correta. Apesar da dor crescente, comecei a rastejar para arbustos de salgueiro. Lá encontrei duas varas e tentei levantar-me usando os paus para me apoiar. Cada etapa exigiu um esforço grande. Eu mal podia respirar com o meu peito queimando. Cada respiração resultou a explosão de dor excruciante ... "
Incapaz de andar, Bat Ochir tentou rastejar usando as mãos como alavancas. Ele estica as mãos, pega o solo e, em seguida, tentar puxar seu corpo. Não deu certo. Então ele tentou rolar, mas a dor no peito era demais para suportar. Ele conseguiu avançar cerca de 50 metros antes de desistir.
Ele continuou tentando por mais de 2 a 3 horas, mas finalmente acabou com qualquer teor pois viu que era  incapaz de se mexer. Ficou claro que ele não pode ir para casa por conta própria e teve que passar a noite na neve.
Bat Ochir usava de el, um casaco tradicional nômade com  algodão grosso de inverno e botas de couro com capas de pele. Mas essas roupas não eram boas para passar a noite fora, especialmente durante a -30 graus Celsius, naquela  noite fria de inverno. Ele teve que pensar em como sobreviver à noite.  Ele esperava que seu sobrinho, que foi visitar parentes na cidade de Baganuur, voltaria em breve para buscá-lo depois de não encontrá-lo em casa.
Com a montanha e vale abertos para os ventos, a camada de neve não era grossa o suficiente, a razão de ele escolher este lugar para pastagem de animais. Ele teve que recolher muita neve se para fazer uma caverna de neve.

O vento sopra em toda a largura trechos abertos da Ásia Central.
Demorou quase duas horas para rastrear e chegar ao local. Uma vez lá ele tirou dolorosamente lento seu casaco, espalhou a neve e, em seguida, rolou sobre ele. Tudo isto levou longo tempo. Após cada movimento que ele teve que pôr ainda está tentando pacificar as ondas de  dor pelo corpo todo.
"Eu estava correndo como as sombras se alongando e o frio da noite podia ser sentido. Eu abro o deel no chão, rolo sobre ele, e depois uso uma luva para embrulhar em torno da minha cintura, e cobrir meu corpo com a outra metade da pelagem. Em seguida, coloquei o nariz na manga do outro lado para permitir a respiração. "
"Meus três cachorros estavam circulando em torno de mim e a lamentar-se. Dois deles vieram e deitaram-se de lados, com o terceiro cão aninhado nas minhas pernas."
"À noite eu não conseguia dormir de dor, frio e medo de congelar vivo."
"Somente ao meio-dia seguinte, quando o sol aquecer o ar um pouco, eu poderia dormir por algumas horas. O despertar foi terrível. Meu corpo todo enrijeceu e sentiu-se como preenchido com chumbo. Eu não conseguia mover minhas mãos. A pelagem deel se transformou em uma armadura de metal, porque a neve derreteu em torno de calor do corpo e congelou. "
Para distrair dos pensamentos escuros, ele começou a pensar sobre o seu filho de 12 anos que veio da capital para passar férias com ele. Ele também pensou em seu pai com quem ele passou a maior parte da vida, cada um de seus nove irmãos e irmãs. Mais, ele estava pensando em sua família grande e alegre, mais ele queria viver. Ele estava ouvindo os sons do inverno, rachaduras galhos de árvores congeladas, distante choramingar de cavalo. Ele não conseguia pedir ajuda, reservando sua garganta para a necessidade real.
A segunda noite foi extremamente fria. Nessa noite a temperatura caiu bem abaixo de-36C, e que os cães novamente deitados ao lado dele a aquecer um pouco, ele não podia se conter, mas a tremer durante toda a noite de frio. Incapaz de dormir, ele tentou mexer os dedos todos, alongar os músculos do corpo. Foi a única maneira de não congelar vivo.
No terceiro dia, depois de circular por aí e se lamentar por um tempo, os cães o deixaram. Ele ficou sozinho. Ele sentiu muita sede, mas ele não se permitia comer neve porque se lembrou as palavras do pai para não comer neve no frio do inverno, pois só faz frio no interior. Ele levou apenas pequenos pedaços de neve para a boca de água e depois vomitar para fora.

"Quando eu coloquei lá, enterrado sob a neve, eu aprendi mais uma vez o quão precioso é a vida."
O tempo foi passando devagar. Já era quinto dia ele estava deitado enterrado na neve. Ele não conseguia dormir por causa do frio. Ele já não podia sentir seus pés, e sabia que eles ficaram congelados. Ele estava com fome e sede, e, além disso exausto de dor no peito constante. A paciência foi se esgotando e pensamentos de morte vinham com mais freqüência. A única esperança que as pessoas vão procurar por ele foi mantê-lo vivo.
O sobrinho voltou para casa apenas no quinto dia após o acidente.

"Nós chegamos muito tarde da noite e tivemos que esperar até de manhã para iniciar a pesquisa. Amigo de infância de Bat Ochir veio todo o caminho da cidade Baganuur quando ouviu a notícia ruim. De manhã fomos todos a pasto e se espalhou pelo vale, gritando seu nome. Tínhamos muito pouca esperança de que vamos encontrá-lo vivo, é simplesmente impossível sobreviver tais noites frias ", diz irmã Uranbilig.
Recorda Bat Ochir: "Eu não podia acreditar nos meus ouvidos quando eu ouvi as pessoas gritando atrás de uma colina. Eu continha a respiração e foi atentamente ouvindo. As vozes foram se aproximando, e quando eu vi silhuetas de pessoas que apareciam ao longo do topo da colina, eu comecei a gritar "He-ee-elp!"
"Mesmo quando o rosto do meu amigo íntimo Bujuunai se inclinou sobre mim, e limpou a neve do meu rosto perguntou:" Você está vivo? "Eu ainda não podia parar, mas a gritar" He-ee-elp! "
Quando ele foi extraído de neve, ele estava todo molhado, com a barba cresceu, completamente exausto, com noites de desidratação, dor e sem sono. Ele perdeu peso nos últimos seis dias, e quando os médicos do Hospital Traumatologia na capital viram, não podiam acreditar que ele sobreviveu seis dias no meio do inverno, ficar de fora e com tais lesões. Os médicos tiveram que amputar os dois pés congelados.
"Durante estes longos seis dias descobri mais uma vez o quão precioso é a vida. Eu sobrevivi apenas graças ao meu pai, agora eu entendo que cada palavra que ele estava me dizendo que era uma lição de vida. Isto é tudo culpa minha. Eu sabia que estribos são um pouco apertado para grossas botas de inverno. Eu sabia que o cavalo é crespo e não foi montado por um ano. Meu pai sempre me dizia para pensar antes de fazer qualquer coisa. Agora eu aprendi essa lição, mas na maneira mais difícil. "

Mesmo com os pés perdidos, sonhos Ochir Bat de roaming gratuito a cavalo em estepes.
Mesmo que os parentes insistindo para ele se deslocar para a cidade e ficar com eles, Bat Ochir não planeja mudar seu modo de vida. Ele quer voltar para sua montanha nativa dos Salgueiros vermelhos e ser um criador de cavalos como antes.
"Se eu puder subir a cavalo, eu posso lidar com o resto. E eu vou viver muito melhor do que antes, porque agora eu sei muito bem o que é uma alegria de estar vivo. "
PS Com os dois pés amputados, Bat Ochir agora precisa levantar cerca de EUA $ 15.000 para fazer membros artificiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário