domingo, 20 de maio de 2012

Novidades ou Inovação – para que estamos prontos?

Nesta semana conversando com um grande amigo que vive atualmente nos Estados Unidos da América, trabalhando para uma grande empresa do setor de tecnologia, chegamos a este questionamento: para que estamos prontos?
Quando o convidei para participar deste projeto, ele acreditara na ocasião que não estaria pronto, pois suas ideias iriam contra a o que este projeto quer fomentar. O que na realidade me deixou na hora muito contente, pois opiniões contrárias mostram que nem sempre estamos com a razão. E que devemos escutar para que possamos visualizar novos pontos de vista.
Mas o que me deixou mais surpreso foi a afirmação dele “quanto as possibilidades de empreender dentro de nossa cultura, “como um ideal”, seguido da afirmação de que a gente acha que o Brasil é “grande coisa”, que a nossa cidade é “grande coisa”, e é sim. Nosso povo tem boas ideias, porém elas já nascem velhas. E o problema não é só esse, o principal problema é que não existe mercado inovador. Tenta-se inovar, mas não existe mercado que consuma o inovador.”
E é verdade. A nossa população ainda tem receio a mudanças, talvez já acomodados com modelos que perduram por gerações. Mudar talvez seja um novo desafio, e qual o custo para este desafio?
Com raríssimas exceções a cultura do povo brasileiro é a da novidade, que podemos ver por qualquer lançamento, abriu uma casa noturna, ela vira sensação, mesmo que por pouco tempo, ou até abrir a próxima, foi lançado um produto ele vira sensação com filas de pré-compra. Não trabalhamos a essência do negócio, que é a raiz de todo o processo.
E o que é novidade em negócios? Novidade em negócios é qualquer coisa que já foi testada, teve retorno e é aplicada a algum local que não possua aquele negócio. O lançamento de um hipermercado onde não existia nenhum, é apenas uma novidade, não se trata de inovação.
A inovação por si só, despende enormes investimentos, visto que deve-se apresentar o produto e/ou serviço ao mercado, trabalhar mídia, convencer da mudança, comparar ao atual processo ou produto que faz a função, mostrando quais os benefícios que ele agrega perante ao existente. Isto requer, tempo, dinheiro e muito suor.
Já a novidade é um produto ou serviço já testado, aprovado que deve ser apenas adaptado ao mercado onde se vai trabalhar. E é ai que o empreendedor pode atuar de forma criativa. Empreender nem sempre é começar do zero uma ideia de negócio, mas saber utilizar ferramentas que ainda não são utilizadas pelos concorrentes para trazer novos resultados. Uma estratégia bem executada pode modificar um cenário de mercado, visto que as grandes companhias por vezes não podem competir com os pequenos negócios, pois seus custos podem não ser competitivos para o cliente final de acordo com o seu tamanho.
Então agora eu repito a pergunta acima para vocês: para que estamos prontos?
Eu tenho certeza que estamos prontos para inovar e trazer novidades para o nosso mercado, agora precisamos saber em quanto tempo precisamos do retorno e qual o investimento que somos capazes de fazer. Estes são os pré-requisitos de começar qualquer negócio.
Meu nome é Pablo Vidarte e estudo o mercado de negócios desde 1997, sou proprietário de uma consultoria de negócios web e presto serviços de consutoria independente de mercado e tecnologia.
Quer entrar em contato com a consultoria? Envie um e-mail para tkog@tkog.com.br e mande sua sugestão de pauta.

Um comentário:

  1. Interessante entender que trazer uma novidade pode não sei inovar, este ponto de vista eu ainda não possuía.

    ResponderExcluir