terça-feira, 8 de maio de 2012

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho mais produtivas


Segundo estudo publicado no site do The Wall Street Journal, gestores passam cerca de um terço de sua semana de trabalho em reuniões de equipe e com clientes

Segundo estudo realizado em 2012, publicado no site do The Wall Street Journal, os gestores passam cerca de um terço de sua semana de trabalho em reuniões, o que significa, em média, 18 horas por semana. Embora seja uma parte importante de seu trabalho, que ajuda a integrar todas as áreas da equipe e clientes, as reuniões podem ser um desperdício de tempo se não forem executadas de forma eficiente.
sala de reuniões
Seis dicas podem ajudar a garantir que a reunião seja mais produtiva:
1. Tenha uma agenda e cumpra o que está programado: parece óbvio, mas a maioria das reuniões fracassa porque são mal planejadas ou saem do caminho desejado. É preciso marcar a importância das ocasiões para que todos os participantes sigam o mesmo raciocínio.
2. Bloqueie a metade do tempo que você está acostumado para reuniões e tente não ultrapassar: em vez de uma reunião de meia hora, marque uma de 15 minutos. As reuniões se expandem para preencher o tempo que você tem e, se ele estiver todo ocupado, uma deve invadir o tempo da outra.
3. Não tolere atrasos para começar: se as reuniões costumam ter retardatários, considere uma forma de punição. Uma ideia é multar os participantes com uma taxa nominal e usar o dinheiro para as festas do escritório.
4. Considere proibir celulares e notebooks em reuniões (especialmente as curtas): isso previne que os participantes não prestem atenção. Se a reunião for longa, separe um intervalo para que todos possam checar seus emails e, assim, não se distraiam na hora errada.
5. Pense em realizar reuniões em pé: a pesquisa mostra que conversar durante uma caminhada pode reduzir a duração da reunião em até um terço. Uma “reunião andante” funciona melhor para pequenos grupos e também pode ajudar os participantes a respirarem novos ares enquanto fazem um pouco de exercício.
6. Delegue as responsabilidades: se houver itens que precisam de acompanhamento ou novas ações, deixe bem claro quem deve fazer o que e quem responde pelos resultados. 
Fonte: www.clicrbs.com.br

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