quinta-feira, 10 de maio de 2012

A grande idéia - Como colocar em prática?


Mais do que um programa de TV, a expressão "a grande idéia" mexe com a cabeça de muitas pessoas.
Quantas vezes você já teve aquela lâmpada acesa de uma idéia para a solução de um problema poderia ser um grande negócio. Na maior parte das vezes, como consumidores exigentes conseguimos visualizar coisas que a própria empresa, de comércio ou prestação de serviços deixa passar despercebida.
A empresa é a pessoa jurídica que te absorve tempo em demasia, é um ente da família, você deve cuida-lo. A educação que deve ser dada a este ente, é a educação que você gostaria de receber. Portanto quando se ouve dizer que a empresa é o reflexo de seu dono, mostra o quanto ele é bom ou ruim na administração de seu empreendimento.
Mas vamos voltar ao raciocínio anterior. Há alguns anos, indo ao centro da cidade de carro, fiquei perâmbulando por mais de 30 minutos até que conseguisse achar uma vaga. Pensei, da próxima vez vou de taxi! Chegando o dia de ir novamente, prontamente liguei para o serviço de taxi. Para minha surpresa, ele levou os quase 30 minutos para chegar no local onde estava. Logo pensei, com a tecnologia que temos hoje, facilmente poderia localizar o carro mais próximo e deslocá-lo para o local onde estava. Qual a minha surpresa que mais tarde foi esta a metodologia aplicada. Por alguns segundos me senti roubado. 
Mas então pensei, o que eu deveria ter feito? Como transformar uma grande ideia em um bom negócio?
Todos nós sabemos que uma idéia na cabeça ou em um pedaço de papel guardado na gaveta não é nada, ou ainda, pode passar a ser uma idéia transformada em inovação pela criatividade de outra pessoa ou outra empresa. 
Isso é realmente frustrante e certamente todos nós já passamos por situação semelhante.
Então ficamos indignados: Roubaram a minha idéia!; o que absolutamente não é verdade. Qualquer um pode ter uma idéia igual a nossa, em qualquer momento, mas só nós podemos transformar a nossa idéia em algo palpável, inovador, empreendedor e próspero.
Transformar uma grande idéia em um negócio com um bom retorno é uma questão de criatividade, ousadia, "persistência", pesquisa, conhecimento sobre o assunto, estudo, visão e sobre tudo, coragem. É analisar com senso crítico e perceber as fraquezas, combatendo todas as dificuldades. É, sobre tudo, uma questão de atitude e planejamento.
Está tendo muitas ideias? Não as despreze. Todas tem que ser consideradas, ponderadas e analisadas. 
O exercício contrário a criação é a desconstrução, que seguirá pelo caminho da desmotivação e acabará por secar sua fonte de idéias caso elas não sejam postas em prática ou simplesmente forem desprezadas. 
Organizá-las de acordo com sua aplicabilidade é a solução para o aproveitamento eficaz.  
Priorize! Não generalize. Priorizar, definindo o que fazer e explorar todos os seus aspectos é o primeiro passo para o retorno rápido (não confunda retorno rápido com retorno imediato). 
Tudo definido e analisado, chega a hora de organizar e colocar tudo em um plano de ação, para materializar a idéia e começar a inovar.
E então, está com aquela grande idéia? Já está pronto para o sucesso?  
Só depende de você!

Meu nome é Pablo Vidarte e estudo o mercado de negócios desde 1997, sou proprietário de uma consultoria de negócios web e presto serviços de consutoria independente de mercado e tecnologia. 
Quer entrar em contato com a consultoria? Envie um e-mail para tkog@tkog.com.br e mande sua sugestão de pauta.

Um comentário: