domingo, 27 de maio de 2012

Como ganhar uma bolsa de estudos?




Não existe pergunta que eu mais escute nessa vida do que "como eu faço para ganhar uma bolsa de estudos?"
A resposta é sempre a mesma: se inscrevendo para uma. Na verdade, o segredo não é se inscrever para uma, mas sim se inscrever para várias. Então vão aqui umas dicas práticas para quem quer muito uma oportunidade de sair do país com tudo pago e não sabe nem por onde começar.
1) Você tem internet, USE:
Existe um catatau de fundações, universidades, programas e concursos que oferecem bolsas de estudo para todos os cantos do mundo. Da maior parte deles, quase ninguém sabe. Então, é hora de parar de perder tempo só fuçando no Facebook e começa a vasculhar a internet atrás de oportunidades.  Sempre que eu encontro alguma coisa bacana posto aqui no site ou coloco na coluna do jornal. E além do intercambiando, a rede está cheia de outros sites e blogs que alertam para programas dos quais talvez a gente nunca vá ouvir falar se não for atrás deles. Você alguma vez já experimentou perder algumas horas vasculhando os resultados de uma simples busca "nome do país" + bolsa de estudos? Não? Tá esperando o que, então?
2)"Eu já me inscrevi, mas não ganhei"
Não, eu não tenho amigos importantes e muito menos sou o ser mais sortudo ou inteligente do planeta. Se eu ganhei algumas bolsas de estudo na vida foi, mais que qualquer coisa, porque eu me inscrevi  para uma quantidade enorme de oportunidades. Se você realmente quer estudar de graça em algum lugar, não pode ter preguiça ou desistir no primeiro não. Preencher formulários, escrever cartas de motivação e juntar documentos é uma chatice, mas sem isso você não vai a lugar algum. E outra, quanto mais a gente vai tentando, mais experiência vai conseguindo e mais fácil vai ficando o processo todo.
3) Invista na carta de motivação
Não precisa ser um gênio da literatura para escrever uma boa carta de motivação, mas tenha em mente que normalmente ela é a única maneira do um avaliador conhecer você. Então, capriche e não tenha medo de deixá-los com a impressão de que não existe ninguém no mundo que quer ou mereça mais aquela vaga do que você. Não precisa exagerar, não precisa mentir, não precisa entrar num tom desesperado. Mas você quer a bolsa e quer muito. Deixe isso bem claro. E né, acho que nem precisa dizer, né: cuide com erros de ortografia, não seja informal demais e passe para algum amigo ler e pergunte: você escolheria essa pessoa? Sempre ajuda.
4)Lembre-se: você não é o examinador
Não se inscrever em uma oportunidade porque você não se considera fluente em inglês (ou seja lá que língua) é um absurdo. Óbvio que se o regulamento pede alguém com conhecimentos sólidos e você não sabe esboçar nem um "the book is on the table", a coisa tá feia mesmo, mas a gente geralmente tende a se achar pior nos idiomas do que realmente é. E outra, ser "fluente" é uma coisa relativa, se você entende tudo, escreve e, ainda assim, tem uma vergonha mortal de falar. Bem, pra mim dá pra dizer que você é fluente, só tem vergonha de falar. E isso a gente só perde quando vai pro exterior, mesmo. Antes de sair com essa desculpa esfarrapada, lembre-se: você não é o examinador. Inscreva-se e veja no que dá. A gente nunca sabe.
5) Inscreva-se e PONTO
Nunca jamais alguém vai bater na sua porta perguntando "oi, quer uma bolsa de estudos?"
. Se isso já aconteceu com alguém, assim, do nada, me contem. Nenhuma dica no mundo é mais valiosa que simplesmente perder o tempo de juntar uns documentos e de fazer uma redação para se inscrever num programa que oferece bolsa de estudos. Você nunca tem como saber se vai concorrer com mais três ou três mil. É só tentar. Dá trabalho, mas é o jeito. Afinal de contas, além de uns minutos, o que você vai perder mesmo?
Fonte: www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário