Segundo estudo publicado no site do The Wall Street Journal, gestores passam cerca de um terço de sua semana de trabalho em reuniões de equipe e com clientes
Segundo estudo realizado em 2012, publicado no site do The Wall Street Journal,
os gestores passam cerca de um terço de sua semana de trabalho em
reuniões, o que significa, em média, 18 horas por semana. Embora seja
uma parte importante de seu trabalho, que ajuda a integrar todas as
áreas da equipe e clientes, as reuniões podem ser um desperdício de
tempo se não forem executadas de forma eficiente.
Seis dicas podem ajudar a garantir que a reunião seja mais produtiva:
1. Tenha uma agenda e cumpra o que está programado:
parece óbvio, mas a maioria das reuniões fracassa porque são mal
planejadas ou saem do caminho desejado. É preciso marcar a importância
das ocasiões para que todos os participantes sigam o mesmo raciocínio.
2. Bloqueie a metade do tempo que você está acostumado para reuniões e tente não ultrapassar:
em vez de uma reunião de meia hora, marque uma de 15 minutos. As
reuniões se expandem para preencher o tempo que você tem e, se ele
estiver todo ocupado, uma deve invadir o tempo da outra.
3. Não tolere atrasos para começar: se as reuniões
costumam ter retardatários, considere uma forma de punição. Uma ideia é
multar os participantes com uma taxa nominal e usar o dinheiro para as
festas do escritório.
4. Considere proibir celulares e notebooks em reuniões (especialmente as curtas):
isso previne que os participantes não prestem atenção. Se a reunião for
longa, separe um intervalo para que todos possam checar seus emails e,
assim, não se distraiam na hora errada.
5. Pense em realizar reuniões em pé: a pesquisa
mostra que conversar durante uma caminhada pode reduzir a duração da
reunião em até um terço. Uma “reunião andante” funciona melhor para
pequenos grupos e também pode ajudar os participantes a respirarem novos
ares enquanto fazem um pouco de exercício.
6. Delegue as responsabilidades: se houver itens que
precisam de acompanhamento ou novas ações, deixe bem claro quem deve
fazer o que e quem responde pelos resultados.
Fonte: www.clicrbs.com.br
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