terça-feira, 1 de maio de 2012

Parque zoológico de Sapucaia do Sul comemora 50 anos - Entrada Gratuita

Entrada é gratuita e são esperadas 22 mil pessoas para este primeiro dia de maio.




Chimpanzé Muka e o filhote nilo estão entre as atrações do zoológico
Chimpanzé Muka e o filhote nilo estão entre as atrações do zoológico


Sapucaia do Sul  - O Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do RS comemora hoje 50 anos de funcionamento e, para celebrar a data, os portões serão liberados e os visitantes poderão passear de graça das 8h30 às 17 horas pelo local. A expectativa é que mais de 22 mil pessoas passem pelo local. O zoo já é figurinha carimbada na vida de muitos de seus visitantes. Ao longo desses 50 anos, o advogado Marcelo Mantelli, por exemplo, acredita ter vindo mais de 50 vezes de Porto Alegre, onde mora, para curtir o espaço ao lado da família. 
“É cenário de grande parte das minhas memórias mais felizes. Vinha com meus pais, depois passei a curtir com meus colegas de escola e, agora, sempre que posso trago minha esposa e meu filho. Lembro da época em que passávamos o dia todo aqui. Na década de 1970, só dava carros, como Fusca e Corcel, estacionados junto às churrasqueiras”, recorda, com alegria, em sua última visita feita ao local na tarde de domingo.
O diretor do parque Luiz Carlos Leite informa que a estrutura de segurança e de atendimento médico será reforçada. “A representatividade dos 50 anos, a previsão de bom tempo e a entrada gratuita devem atrair grande público”, garante.
Serviço ambiental
  • O local mantém e reproduz vários animais, inclusive espécies nativas que estão ameaçadas de extinção
  • Mais de mil animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Parque Zoológico
  • “A inauguração do Parque Zoológico foi em 1º de maio de 1962 pelo governador Leonel Brizola. O local poderia ter sido um conjunto habitacional ou um distrito industrial, no entanto, a determinação foi de criar um parque de recreação pública”, ressalta o diretor, Luiz Carlos de Lima Leite. Ocupa área de visitação de 50 hectares e conta com mais de mil exemplares de animais nativos e exóticos, entre aves, répteis, peixes e mamíferos.
  • Um fotolivro vai marcar os 50 anos do Parque Zoológico. O material, com mais de 200 páginas, vai reunir a história da instituição, além de imagens de 90 das 129 espécies do local.
  • As imagens estão sendo realizadas pela equipe de fotógrafos da Secretaria Estadual de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), com organização e coordenação da Fundação Zoobotânica.
  • Mais de 2,7 mil escolas estaduais receberão o livro, que será impresso pela Corag e tem o lançamento previsto para maio.
Campanha do quilo é lançada
As pessoas poderão ainda contribuir para a Campanha do quilo, de arrecadação de agasalhos e alimentos não-perecíveis, promovida pelo Gabinete da Primeira-Dama do município, Sônia Ballin. Dois postos de coletas foram instalados: um no acesso de pedestres e outro, no de carros. O material recolhido será doado às comunidades carentes da cidade. 
Marcam também os 50 anos do zoo, gerenciado pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, a chegada amanhã de 19 novos funcionários para somar aos 74 profissionais do quadro e o lançamento de um livro comemorativo, com mais de 200 páginas de história e imagens de 90 das 129 espécies do zoo – atualmente, contém mais de mil exemplares de animais. Em maio, a publicação será distribuída a mais de 2,7 mil escolas estaduais.
Fonte:http://www.jornalnh.com.br/regiao/387252/parque-zoologico-de-sapucaia-comemora-50-anos.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário