NEW YORK (AP) - George Vujnovich,
o agente de inteligência que organizou uma missão durante a II Guerra Mundial
para resgatar mais de 500 norte-americanos membros da tripulação dos
bombardeiros derrubados sobre a Sérvia ocupada pelos nazistas, morreu em sua casa em Nova York, aos 96 anos.
A Vujnovich é creditado a Missão Halyard chamada no que era então Iugoslávia. Foi o maior resgate aéreo dos norte-americanos atrás das linhas inimigas em qualquer guerra.
Um vendedor aposentado de peças de aviões, morreu dia 24 de abril
de causas naturais em casa, no Queens, de acordo com a sua filha, Xenia
Wilkinson.
O nativo sérvio-americano e de Pittsburgh era um oficial da OSS, o
percursor da CIA de hoje, quando cerca de 500 pilotos e aviadores outros
foram abatidos sobre a Sérvia no verão de 1944, enquanto os bombardeios atingiam os campos de petróleo de Hitler na Roménia, de acordo
com arquivos do governo americano.
Os pilotos estavam escondidos em vilarejos pelo guerrilheiro sérvio
Draza Mihailovich, líder dos Chetniks, a quem as autoridades comunistas iugoslavas consideravam colaboradores da Alemanha.
"Esta missão não teria êxito sem a grande coragem de Draza Mihailovich e
os seus homens valentes", Vujnovich disse em uma cerimônia de 2010, onde ele foi formalmente condecorado com a Medalha Estrela de Bronze nos EUA.
Não era pouca coisa convencer as autoridades americanas para lhe
permitir trabalhar com Mihailovich sobre a missão clandestina, apelidada
de adriça, o que significa uma corda usada para içar velas.
Até então, o presidente Franklin D. Roosevelt decidiu seguir a
liderança de primeiro-ministro britânico Winston Churchill, abandonando o
suporte para Mihailovich em favor dos comunistas , a força
mais forte de guerrilha popular lutando contra os nazistas e fascistas
italianos invasores.
"Vujnovich é aquele que vendeu a missão de autoridades
norte-americanas. Ele empurrou duro", disse o
tenente-coronel Steven Oluico do Exército dos EUA.
Em 2 de agosto de 1944, três agentes de OSS amarrados com
radiotransmissores foram colocados perto da sede de Mihailovich para
montar a operação.
Dezenas de aviões de carga militares norte-americanos voaram ao longo
dos meses para pegar os pilotos quando eles foram abatidos. Aldeões sérvios tinham ajudado a construir uma pista de pouso pela aldeia de Pranjani.
Durante os 66 dias, os norte-americanos movidos a cada noite
para um local diferente para não ser capturado pelos alemães de
ocupação.
A história é contada em um livro de 2007 intitulado "The Forgotten 500", de Gregory Freeman.
Fonte: The Black Ship - do Japão
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