segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto de espanhol para crianças

Crecer y Crear: Español para niños1
Prof. Cristiano Menezes2 e Profª Daniela Menezes3

Objetivos: Apresentar a língua espanhola como língua estrangeira moderna; relacionar a língua portuguesa com a língua espanhola; explorar e exercitar a sonoridade da língua espanhola; desenvolver um vocabulário hispânico.

Este é um projeto preocupado em oferecer espaço para o desenvolvimento de potencialidades latentes nos alunos das Séries Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Preocupados com as angústias de educadores e pais diante dos desafios impostos a esta etapa da aprendizagem, visamos, acima de tudo, nos utilizar desta charmosa língua para auxiliar na promoção de uma aprendizagem criativa, prazerosa e ética que permita aos jovens crescerem com uma auto-imagem mais positiva e segura.
Em um mundo globalizado como o nosso, a comunicação entre pessoas de diferentes culturas está cada vez mais comum. A língua e a cultura hispânica estão presentes no cotidiano brasileiro e, para os habitantes do Rio Grande do Sul, esta aproximação se torna cada vez mais natural por uma questão geográfica e histórica.
Pensando nisso, a presença do espanhol, como língua estrangeira moderna, nas escolas do Rio Grande do Sul, permite um incremento na formação pessoal e profissional dos jovens. Porém, a legislação vigente insere as línguas estrangeiras nas escolas a partir do 6º ano do ensino fundamental, negando às faixas etárias anteriores tal aprendizagem.
Uma vez que o desenvolvimento linguístico é mais acentuado nos primeiros anos do ensino obrigatório, a presença de um projeto que introduza uma língua estrangeira moderna – como o espanhol –, no cotidiano curricular da escola, relancionado-a com a língua materna e ampliando as trocas culturais, é importante para o desenvolvimento pleno do aluno. Se a língua em questão for o espanhol, teremos também a possibilidade correlata do desenvolvimento da língua materna por relacionar duas línguas advindas do mesmo tronco linguístico (latim) e que, por isso, possuem estruturas semelhantes.
O projeto começa com a apresentação das diferenças sonoras e gráficas entre o alfabeto espanhol e o português, ressaltando a pronúncia através de diferentes portadores de textos. Possibilitaremos, com isso, a significação de diferentes vocábulos do cotidiano circundante das turmas atendidas, buscando a tradução de pequenos textos significativos a partir dos projetos desenvolvidos na escola e de interesses coletados entre os alunos.
Para tanto serão utilizados textos, tiras, músicas, vídeos, sites e diferentes materiais com fins didáticos, no intuito de mobilizar e motivar os alunos para a aprendizagem de uma língua que tem muitas semelhanças, que os ajudarão a compreender melhor a língua portuguesa, mas que também apresenta muitas diferenças que ressaltam a diversidade linguística e cultural sob a qual todos estamos submetidos nos dias atuais.
Na interação com as turmas atendidas, serão descobertas as possibilidades metodológico-didáticas mais adequadas, visando sempre uma relação que valorize os conhecimentos, curiosidades e posturas participativas dos alunos na construção de saberes significativos que acompanharão os envolvidos neste projeto – professores e alunos – em suas trajetórias posteriores.
Inicialmente, a EMEF Maria Quitéria (Roselândia-NH) é palco para a concretização das ideias aqui apresentadas; alunos de 4º e 5º anos terão 1 período semanal dentro ou fora de seu turno escolar de acordo com a organização da escola e disponibilidade do professor de espanhol. Por ser um projeto piloto, não definiremos uma duração específica, porém a partir da avaliação dos professores titulares, direção da escola coordenação do programa Mais Educação e do professor de espanhol, procuraremos ampliar a oferta para outros anos e para a comunidade escolar.
As aulas terão o formato de oficinas, cujo planejamento estará centrado em uma temática específica que será explorada visando os objetivos apresentados. Mesmo com a perspectiva de continuidade, em cada aula, as atividades propostas estarão conectadas umas com as outras, porém sem a necessidade de um encadeamento direto.
O valor de um projeto como este para os pequenos alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental aparecerá no cotidiano dos mesmos, na medida em que internalizem os vocábulos estudados em sua linguagem e que levem para outros espaços os conhecimentos adquiridos nas aulas de espanhol. Para os alunos da EMEF Maria Quitéria, este valor se potencializa pois se trata de uma comunidade social e economicamente frágil em diferentes aspectos, onde boa parte de seus alunos depende unicamente da escola para a construção de seu repertório sócio-cultural. Esta pode, portanto, ser a única oportunidade de contato com uma língua estrangeira moderna como o Espanhol.
A cada semana, os alunos aprenderão um pouco mais em suas caminhadas, o que, através do Espanhol, juntamente com os demais saberes escolares, permitirá que os mesmos cresçam e criem na direção de um futuro mais próspero e feliz.

1Tradução – Crescer e Criar: Espanhol para os pequenos.
2Acadêmico de Letras/Espanhol pela UFPEL, que assumirá as aulas de espanhol propostas neste projeto.
3Pedagoga, Professora concursada da RME de Novo Hamburgo, que presta assessoria pedagógica neste projeto.

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