Vivemos em uma sociedade de
embalagens. Tudo que compramos tem este agregado indesejado que é
necessário para manter as propriedades dos produtos entre sua
fabricação e o seu consumo. Sem perder a praticidade do cotidiano,
precisamos desenvolver alternativas de menor impacto ambiental para o
consumo industrial que já se incorporou à nossa rotina.
Em qualquer situação, educamos pelo
exemplo. Muito mais do que oferecer a reflexão sobre os conceitos
que regem a sustentabilidade, precisamos organizar práticas que
visem a aplicação de tais ideias. Nossos movimentos devem ser
coerentes com a defesa da vida manifesta, que entrelaça todos os
seres deste planeta. A escola pode ser o local ideal, onde o aluno
vai encontrar as ferramentas necessárias para consolidar práticas
sustentáveis em sua vida. Para efetivar o espaço escolar de tal
maneira, seu corpo docente deve projetar um conjunto de práticas que
aproximem a dinâmica escolar da permacultura.
Para tanto, precisamos inserir
conhecimentos que embasem a prática da educação ambiental na
formação continuada dos professores das escolas básicas do mundo.
A partir das questões conceituais que visem a reflexão diante dos
desafios presentes no mundo atual abrimos espaço para a busca de
alternativas viáveis à realidade escolar que permitem a vivência
dos princípios de sustentabilidade.
Temos várias práticas dentro das
escolas em todos os tempos que podem ser adaptadas aos princípios
sustentáveis; trabalhos com “sucata” estão presentes em todas
as salas de aula, complementando vários componentes curriculares
importantes, porém tal prática deve ser ressignificada para atender
às demandas ecológicas.
Inicialmente, precisamos inverter a
lógica: ao invés de escolhermos uma construção com materiais que
iriam para o lixo – como caixas, garrafas plásticas, papelão e
outros – a partir do conteúdo trabalhado, moldando o material de
acordo com o saber que queremos exercitar, precisamos planejar
atividades que envolvam a reutilização de resíduos sólidos (que é
a mesma coisa que a tal “sucata”) a partir dos materiais que
temos disponíveis, classificando-os de acordo com seu potencial
poluidor.
Todas as possibilidades do uso
adequado dos resíduos com fins pedagógicos tem relação com o
planejamento e a formação do professor. São nossas escolhas
diárias que possibilitam ou não a propagação dos ideais
sustentáveis para as futuras gerações. É uma responsabilidade
compartilhada, importante para todos.
As
soluções criativas são muitas, mas cada ação consciente de um
professor preocupado com o futuro do planeta, deve ter uma relação
com conceitos ambientais mais abrangentes permitindo aos seus alunos
a ampliação daquele momento para outras dimensões de sua vida.
Como exemplo de solução
criativa posso citar uma ação para a diminuição das garrafas PET,
derivada do petróleo, pois as mesmas levam mais de 100 anos para
serem reabsorvidas pela natureza. Apresento uma forma de usar este
material para a produção de Puff's, muito úteis no espaço
escolar:
Você
vai precisar de:
-
18 garrafas de 2 l em formatos variados (coca-cola, fruki, Kuat,
Schin...) com tampa. De preferência 9 de um e 9 de outro para
encaixe perfeito.
-
1 rolo de fita grossa
-
Quadrado de papelão (25 x 25 cm aprox)
-
Quadrado de espuma fina (30 x 30 cm)
-
1 m de Helanca ou lycra (½ largura)
1- Preparar as garrafas:
- As garrafas devem estar limpas e secas
- Faça duplas de garrafas, onde uma delas vai ganhar um corte na marca do final da curva que leva ao bico.
- Teste as combinações, as garrafas de pepsi ou guaraná antarctica são mais difíceis de encaixar.
- Você precisará de 9 pares de garrafas, introduzindo a boca de uma garrafa na outra que foi cortada.
2- Enfitando os trios:
- Enfileire 3 duplas alternando os bicos das garrafas de dentro.
- Passe a fita em 2 pontos do trio, apertando bem.
- Esse procedimento deve ser repetido várias vezes, até o trio ficar bem firme.
- Não economize na fita.
3- Finalizando a estrutura:
- Observe uma alternância nos bicos das garrafas de dentro, 4 para cima e 5 para baixo. Assim o peso de quem senta será melhor distribuído pelo puff.
- Junte os 3 trios de garrafas e prenda bem com o braço, iniciando o enfitamento.
- Faça 2 caminhos com a fita (em cima e embaixo).
- Vá apertando um pouco mais a cada volta.
- Não economize na fita, é ela quem garante a estrutura.
4-
Encapando:
- Prenda o papelão sobre um dos lados com a fita.
- Abra o tecido e dentralize a espuma, colocando o puff com o papelão para baixo.
- Amarre 2 pontas diagonais bem firme, repuxando o tecido.
- Dê pequenos nós nos cantos para melhorar o acabamento.
- Feche com as outras duas pontas da outra diagonal, escondendo os nós entre as garrafas.
- Desvire o puff, ele já está pronto para uso.
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