quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pressionado, governo Tarso diz que vai pagar o piso do magistério... mas ainda não pensa em cumprir a lei!

Mais uma vez os professores são desrespeitados na maior cara de pau. Como se não bastassem as condições precárias, a falta de materiais e de tempo, a desestrutura do sistema educacional e as medidas arbitrárias dos governantes, os professores do Estado do Rio Grande do Sul ainda precisam lidar com a falta de memória do seu governador.

Isso para não dizer outra coisa, pois o que podemos falar sobre um político que, enquanto Ministro da Educação, defende uma lei que define o piso nacional dos professores e o tempo reservado para o planejamento pedagógico, entre outras coisas, mas enquanto governador se nega sistematicamente a cumprir sua própria lei?

Além do absurdo dos professores, através de seus sindicatos, terem que entrar na justiça para fazer valer uma lei absolutamente legítima, agora chega uma nova bomba: o governo vai pagar o piso, mas não como um piso salarial e sim como uma complementação para aqueles que não recebem o valor indexado como o mínimo que um professor deve ganhar nesse país.

O valor do piso já é ridículo. Para ser um profissional qualificado, um professor precisa estudar sempre. Tem que lidar com 25 ou mais de cada vez, gerenciando o reflexo do caos em que a sociedade brasileira se tornou. Além de responsável pelo desenvolvimento cognitivo dos jovens, também somos assistentes sociais, psicólogos, confidentes, promotores de eventos ... tudo isso pelo salário de R$ 1451,00 (menos os descontos) por 40h de trabalho intenso na escola!

A medida do governo do RS é tão oportunista quanto ilegal, a lei em questão coloca o piso salarial como uma base para o plano de carreira. Com tal medida, apenas 13% dos professores serão beneficiados, levando ao disparate de ganharem a mesma coisa que colegas com tempo de serviço bem maior.

Se a Lei do Piso vai criar um rombo tão grande assim, tente fazer um país como o Brasil crescer sem o mínimo de valorização aos seus professores. Certamente a conta será paga no futuro, criando um rombo muito maior.


Leia mais em: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5740975-EI8266,00-Sindicato+acordo+mostra+que+RS+desrespeita+piso+do+magisterio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário