Crecer
y Crear: Español para
niños
Prof.
Cristiano Menezes
e Profª Daniela Menezes
Objetivos: Apresentar a língua espanhola como
língua estrangeira moderna; relacionar a língua portuguesa com a
língua espanhola; explorar e exercitar a sonoridade da língua
espanhola; desenvolver um vocabulário hispânico.
Este é um projeto preocupado em oferecer
espaço para o desenvolvimento de potencialidades latentes nos alunos
das Séries Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo.
Preocupados com as angústias de educadores e pais diante dos
desafios impostos a esta etapa da aprendizagem, visamos, acima de
tudo, nos utilizar desta charmosa língua para auxiliar na promoção
de uma aprendizagem criativa, prazerosa e ética que permita aos
jovens crescerem com uma auto-imagem mais positiva e segura.
Em um mundo globalizado como o nosso, a
comunicação entre pessoas de diferentes culturas está cada vez
mais comum. A língua e a cultura hispânica estão presentes no
cotidiano brasileiro e, para os habitantes do Rio Grande do Sul, esta
aproximação se torna cada vez mais natural por uma questão
geográfica e histórica.
Pensando nisso, a presença do espanhol, como
língua estrangeira moderna, nas escolas do Rio Grande do Sul,
permite um incremento na formação pessoal e profissional dos
jovens. Porém, a legislação vigente insere as línguas
estrangeiras nas escolas a partir do 6º ano do ensino fundamental,
negando às faixas etárias anteriores tal aprendizagem.
Uma vez que o desenvolvimento linguístico é
mais acentuado nos primeiros anos do ensino obrigatório, a presença
de um projeto que introduza uma língua estrangeira moderna – como
o espanhol –, no cotidiano curricular da escola, relancionado-a com
a língua materna e ampliando as trocas culturais, é importante para
o desenvolvimento pleno do aluno. Se a língua em questão for o
espanhol, teremos também a possibilidade correlata do
desenvolvimento da língua materna por relacionar duas línguas
advindas do mesmo tronco linguístico (latim) e que, por isso,
possuem estruturas semelhantes.
O projeto começa com a apresentação das
diferenças sonoras e gráficas entre o alfabeto espanhol e o
português, ressaltando a pronúncia através de diferentes
portadores de textos. Possibilitaremos, com isso, a significação de
diferentes vocábulos do cotidiano circundante das turmas atendidas,
buscando a tradução de pequenos textos significativos a partir dos
projetos desenvolvidos na escola e de interesses coletados entre os
alunos.
Para tanto serão utilizados textos, tiras,
músicas, vídeos, sites e diferentes materiais com fins didáticos,
no intuito de mobilizar e motivar os alunos para a aprendizagem de
uma língua que tem muitas semelhanças, que os ajudarão a
compreender melhor a língua portuguesa, mas que também apresenta
muitas diferenças que ressaltam a diversidade linguística e
cultural sob a qual todos estamos submetidos nos dias atuais.
Na interação com as turmas atendidas, serão
descobertas as possibilidades metodológico-didáticas mais
adequadas, visando sempre uma relação que valorize os
conhecimentos, curiosidades e posturas participativas dos alunos na
construção de saberes significativos que acompanharão os
envolvidos neste projeto – professores e alunos – em suas
trajetórias posteriores.
Inicialmente, a EMEF Maria Quitéria
(Roselândia-NH) é palco para a concretização das ideias aqui
apresentadas; alunos de 4º e 5º anos terão 1 período semanal
dentro ou fora de seu turno escolar de acordo com a organização da
escola e disponibilidade do professor de espanhol. Por ser um projeto
piloto, não definiremos uma duração específica, porém a partir
da avaliação dos professores titulares, direção da escola
coordenação do programa Mais Educação e do professor de espanhol,
procuraremos ampliar a oferta para outros anos e para a comunidade
escolar.
As aulas terão o formato de oficinas, cujo
planejamento estará centrado em uma temática específica que será
explorada visando os objetivos apresentados. Mesmo com a perspectiva
de continuidade, em cada aula, as atividades propostas estarão
conectadas umas com as outras, porém sem a necessidade de um
encadeamento direto.
O valor de um projeto como este para os
pequenos alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental aparecerá
no cotidiano dos mesmos, na medida em que internalizem os vocábulos
estudados em sua linguagem e que levem para outros espaços os
conhecimentos adquiridos nas aulas de espanhol. Para os alunos da
EMEF Maria Quitéria, este valor se potencializa pois se trata de uma
comunidade social e economicamente frágil em diferentes aspectos,
onde boa parte de seus alunos depende unicamente da escola para a
construção de seu repertório sócio-cultural. Esta pode, portanto,
ser a única oportunidade de contato com uma língua estrangeira
moderna como o Espanhol.
A cada semana, os alunos aprenderão um pouco
mais em suas caminhadas, o que, através do Espanhol, juntamente com
os demais saberes escolares, permitirá que os mesmos cresçam e
criem na direção de um futuro mais próspero e feliz.