domingo, 6 de maio de 2012

Por que os dias da semana têm "feira" no nome? E como se diz em alguns idiomas


"Feira" vem de feria, que, em latim, significa "dia de descanso". O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga - daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa. Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar. Mas espera aí: se feria é dia de descanso, por que se usa "feira" apenas nos dias úteis? Isso acontece porque, no início, a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa (aquela que antecede o domingo de Páscoa), em que todo bom cristão deveria descansar. Depois acabou sendo adotada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses - no espanhol, no francês e no italiano, os deuses continuam batendo ponto dia após dia. As únicas exceções assumidas pelos nossos irmãos bigodudos - e depois incorporadas nas colônias portuguesas - foram sábado e domingo (Prima Feria, na Semana Santa), que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o "Dia do Senhor". Desde 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo. A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias. A ordem não foi aleatória: embora na época os romanos adotassem semanas de oito dias, a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias.
É dia de feira Em outras línguas, o mais comum é homenagear deuses ou astros nos dias da semana

Língua, dia da semana - Espanhol / Mesmas explicações do Francês e Italiano
Domingo - Domingo / Dia do Senhor
Segunda-feira - Lunes / Dia da Lua
Terça-feira - Martes / Dia de Marte
Quarta-feira - Miércoles / Dia de Mercúrio
Quinta-feira - Jueves / Dia de Júpiter
Sexta-feira - Viernes / Dia de Vênus
Sábado - Sábado / Dia do shabbat
Língua, dia da semana - Sueco / mesmas explicações do norueguês
Domingo - Söndag / Dia do Sol
Segunda-feira - Måndag / Dia da Lua
Terça-feira - Tisdag / Dia de Tyr, deus nórdico da guerra
Quarta-feira - Onsdag / Dia de Woden ou Odin, deus supremo dos nórdicos e pai de Tyr
Quinta-feira - Torsdag / Dia de Thor, deus nórdico do trovão
Sexta-feira - Fredag / Dia de Freyja, mulher de Woden e deusa da beleza
Sábado - Lördag / Dia do banho
Língua, dia da semana - Alemão
Domingo - Sonntag / Dia do Sol
Segunda-feira - Montag / Dia da Lua
Terça-feira - Dienstag / Dia de Tyr
Quarta-feira - Mittwoch / Média semana
Quinta-feira - Donnerstag / Dia do trovão
Sexta-feira - Freitag / Dia de Freyja
Sábado - Samstag / Dia do shabbat
Língua, dia da semana - Inglês
Domingo - Sunday / Dia do Sol
Segunda-feira - Monday / Dia da Lua
Terça-feira - Tuesday / Dia de Tyr
Quarta-feira - Wednesday / Dia de Woden
Quinta-feira - Thursday / Dia de Thor
Sexta-feira - Friday / Dia de Freyja
Sábado - Saturday / Dia de Saturno

Fonte:  http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-os-dias-da-semana-tem-feira-no-nome

sábado, 5 de maio de 2012

Após 20 anos, barco Cisne Branco deixará ponto no Guaíba

Embarcação promove tradicionais passeios turísticos pelo Guaíba


Após 20 anos, barco Cisne Branco deixará ponto no Guaíba  Emílio Pedroso/Agencia RBS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cisne Branco promove passeios turísticos pelo Guaíba (Foto de 22/03/2012) Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBS
Até a próxima semana, o barco Cisne Branco, que promove tradicionais passeios turísticos pelo Guaíba, deixará de utilizar o ponto do qual parte há 20 anos, no pórtico do Cais Mauá.

A mudança foi definida na manhã desta sexta-feira, após audiência entre a dona da embarcação, Adriane Hilbig, a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e o Ministério Público Estadual.

O Cisne Branco ficará provisoriamente atracado nas proximidades do prédio onde funciona a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da estação do catamarã que faz a linha Capital — Guaíba, um pouco adiante do ponto atual. Com isso, a viabilidade econômica do barco é garantida, pois ele pode continuar seu serviço. O problema é a bilhetagem. Ao sair do pórtico, a empresa cede a sala onde vendia os tíquetes.

— Não é uma solução 100% porque não terá um posto de atendimento ao turista, mas não impedirá o embarque e o desembarque dos passageiros, que é o que ocorreria se saíssemos do porto — disse Adriane.

Situação irregular é apontada como uma causa da mudança
A transferência é necessária para que a empresa Porto Cais Mauá possa dar início às obras que revitalizarão a região. Outra causa apontada pela SPH para a retirada do barco é a sua situação irregular, por não possuir contrato de arrendamento.

— A nossa ida para o cais foi a convite do governo do Estado. Desde então, nós pagamos aluguel — defendeu Adriane.

A proprietária do barco reivindica a sua permanência no cais porque não há, atualmente, outro ponto na orla do Guaíba compatível com o calado do Cisne Branco. A SPH informou que já existe uma opção de atracadouro definitivo para o barco.

— Foi um acordo proposto durante a audiência, acatado pela gerência da empresa de turismo, até que a prefeitura resolva a questão de forma definitiva, com um novo atracadouro na área do Gasômetro — afirmou o diretor administrativo e Financeiro da SPH, Antônio Paulo Carpes Antunes.

Para que o Cisne Branco possa atracar na região da Usina do Gasômetro, porém, deverão ser feitas obras no local. Isso pode ocorrer durante a revitalização da orla do Guaíba entre a usina e o Arroio Cavalhada, na Zona Sul. 
Fonte: www.clicrbs.com.br

Fotógrafo registra imagens raras de cidade mais povoada do mundo




Antes de ser demolida, em 1992, cidade era local mais povoado do mundo.
Kowloon Walled, em Hong Kong, tinha 33 mil pessoas vivendo em 0,3 km2.

Do G1, em São Paulo
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Imagens registradas pelo fotógrafo canadense Greg Girard, em colaboração com Ian Lambot, dão uma visão rara da cidade de Kowloon Walled, que já foi o lugar mais densamente povoado do mundo, com 33 mil pessoas vivendo em apenas alguns quarteirões.

Conforme o site “Daily Mail”, os dois passaram cinco anos se familiarizando com a cidade, que pertencia a Hong Kong, antes de ela ser demolida em 1992. “Eu passei cinco anos fotografando e me familiarizando com a cidade, seus moradores e como ela foi organizada. A cidade, tão aparentemente comprometida e anárquica em sua superfície, funcionou bem em grande parte”, disse Girard em seu site.
Imagens raras mostram a cidade de Kowloon Walled, demolida em 1992 (Foto: Reprodução) 
Imagens raras mostram a cidade de Kowloon Walled, demolida em 1992 (Foto: Reprodução)
Kowloon Walled era um fenômeno com 33 mil pessoas vivendo em mais de 300 prédios interligados em 0,3 quilômetros quadrados, segundo o “Daily Mail”. Os telhados dos prédios eram o único lugar que se podia respirar ar fresco e escapar da claustrofobia dos apartamentos sem janelas.

A cidade serviu como um posto de vigia para os militares chineses antes de ser tomada pelos britânicos. Durante a ocupação japonesa em Hong Kong, na Segunda Guerra Mundial, partes da cidade foram demolidas para fornecer materiais para a construção de um aeroporto próximo ao local, conforme o “Daily Mail”. Nessa época, a população aumentou dramaticamente, com inúmeras pessoas se mudando para lá.

A cidade se tornou um paraíso para os criminosos e usuários de drogas. No início dos anos 1980, havia muitos bordéis, cassinos e tráfico de cocaína. A cidade se tornou foco de uma crise diplomática entre a Grã-Bretanha e a China, que se recusaram a assumir a responsabilidade do local.
Foto mostra como a população vivia em Kowloon Walled (Foto: Reprodução) 
Foto mostra como a população vivia em Kowloon Walled (Foto: Reprodução)
Ao longo do tempo, as autoridades britânicas e chinesas descobriram que a cidade estava se tornando intolerável, apesar da diminuição das taxas de criminalidade, conforme o “Daily Mail”. A qualidade de vida e as condições sanitárias estavam muito atrás do resto de Hong Kong. Por isso, foram feitos planos para demolir os prédios.

Segundo o jornal britânico, muitos moradores protestaram e disseram que estavam felizes vivendo nas condições precárias, mas o governo gastou 2,7 bilhões de dólares de Hong Kong na remuneração e nas evacuações iniciados em 1991, que foram concluídas em 1992
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Fonte: www.globo.com

Astronomia na Sala de Aula: Dicas e Arquivos

Tudo que há para além do nosso céu causa curiosidade e fascínio nos nossos pequenos alunos.
Apesar da Astronomia fazer parte dos conteúdos do 2º segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, para os alunos das Séries Iniciais o início do estudo do Universo, do Sistema Solar e dos movimentos da Terra facilita a compreensão dos fenômenos presentes no cotidiano dos alunos, tais como: o dia e a noite, as 4 estações do ano, as fases da lua e as condições que permitem a vida no planeta.

Começarei a disponibilizar arquivos de vídeos, apresentações, textos e imagens que possibilitarão o ensino da astronomia com alunos do Ensino Fundamental, sobretudo os das Séries Iniciais.

Para quem trabalha  na sala de aula com enfoque na sustentabilidade, a astronomia é o ponto de partida ideal, onde estruturamos os conhecimentos básicos sobre a vida que nos cerca.

 Os links abaixo são apresentações de Power Point que apresentam o universo e o nosso sistema solar.

 https://docs.google.com/presentation/d/17N9Ngc_xQUMFuXH8hV4wBwyJTNEMxU0guzaAG_a6O58/edit#slide=id.p5

https://docs.google.com/presentation/d/16SAlg6t6ebUvhf4Qle2ct2G8OGyoOwFxIWqflpcQbYk/edit#slide=id.p5

Em seis horas, operação da Brigada Militar prende 43 pessoas na Capital, Região Metropolitana e Vale do Sinos


Formação de barreiras simultâneas em diversos pontos das regiões teve a participação de quase 600 policiais


Cerca de 600 policiais da Brigada Militar (BM) de Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Sinos participaram da Operação Fecha Cidade para combater os índices de criminalidade nessas regiões.

A ação teve início por volta das 17h30min em três pontos diferentes, com a formação de 49 barreiras simultâneas, resultando na prisão de 43 pessoas até as 23h30min, conforme divulgou o Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Além das prisões, quatro foragidos do sistema prisional foram recolhidos e três menores apreendidos, além da distribuição de oito termos circunstanciados. No total, a Brigada Militar utilizou 148 viaturas e abordou 6.626 veículos, sendo que 108 acabaram recolhidos por irregularidades.

Segundo o comandante do CPC, tenente-coronel Paulo Stocker, a BM ainda distribuiu 179 autos de infração, nos quais em cinco casos foi constatada embriaguez dos motoristas através do teste do bafômetro. A polícia apreendeu também quatro habilitações.

A operação abordou 9.283 pessoas, recolheu ainda sete armas e 40 pedras de crack. Durante a madrugada deste sábado, as ações devem continuar no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, para fiscalizar o novo horário de fechamento dos bares, alterado para as 2h. A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) participam dos trabalhos.

Stocker comemora a efetividade da operação. Conforme ele, o número de prisões efetuadas ultrapassa a média de flagrantes diários na Capital.

— Se somarmos o número de presos por diversos motivos, como posse de armas, drogas, veículos clonados e roubados, além dos flagrantes de menor potencial ostensivo, chegamos à conclusão que a operação tirou mais de 50 delinquentes das ruas. E isso em apenas seis horas — ressalta.

Em média, na Capital, são 46 prisões por dia. Diminuir os indicadores de criminalidade nas três regiões contempladas com a ação da Brigada Militar deve ser mais um passo para intensificar ações como essa, diz o comandante do CPC.

— Já verificamos que o roubo de veículos tem caído nos últimos seis meses. O roubo a coletivos teve queda de 50% nos últimos dois meses com relação a 2011. Reduzir a zero esses índices sabemos que não chegaremos nunca, mas quanto menor esse número, mais a sociedade se sente segura — avalia Stocker.

Com o auxílio do Pelotão de Operações Especiais (POE) e do Batalhão de Operações Especiais (BOE), a chamada força tática da Brigada tem aumentado o volume de operações nos últimos três meses, explica Stocker. Por semana, a corporação realiza ao menos cinco ações de combate à criminalidade, conta ele.
Fonte: www.clicrbs.com.br

Hackers planejam atacar sites do governo russo




Ação quer apoiar os protestos de oposição à posse de Putin. Ataque estaria sendo planejado pelo grupo Anonymous.

Da Reuters

O grupo ativista hacker Anonymous afirmou nesta sexta-feira (4) que planejava atacar sites de governos russos, a fim de apoiar os protestos da oposição à frente da posse de Vladimir Putin como presidente.
Em um video publicado na internet que se tornou um viral, o braço russo do grupo disse no YouTube que iria tirar do ar o principal site do governo no domingo, quando protestantes planejam realizar uma marcha de um milhão no centro de Moscou.
Isso seria seguido por um ataque ao site do primeiro-ministro na segunda-feira --o dia da posse de Putin-- disse a messagem, que incluía instruções em como usuários da Internet poderiam participar.
Putin ganhou as eleições presidenciais em março para um mandato de seis anos, apesar de uma onda de protestos após um levantamento, em dezembro, da oposição parlamentar que disse a votação em apoio ao seu partido foi manchada por fraudes em grande escala.
"No dia 6 de maio haverá demonstrações de massa contra as eleições ilegítimas. Vamos apoiar este protesto, tirando do ar sistes mentirosos do governo", disse o Anonymous, em sua mensagem no YouTube.
Fonte: www.globo.com

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Volkswagen mostra Hoover, seu carro flutuante

Protótipo é fruto do concurso People's Car Project.
Veículo utiliza energia eletromagnética para se manter suspenso.

Do G1, em São Paulo
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A Volkswagen revelou o Hover Car, carro flutuante que, no seu entendimento, será uma das formas de mobilidade urbana do futuro. O protótipo é fruto de um concurso promovido pela montadora, batizado de People's Car Project, em que cidadãos são convidados a desenhar automóveis do futuro, que sejam baseados na plataforma da internet.
Volkswagen Hover Car (Foto: Divulgação) 
Volkswagen Hover Car (Foto: Divulgação)
O Hover Car foi projetado para levar duas pessoas, e usa energia eletromagnética para flutuar – e se locomover. O condutor conta com um manche, na forma de uma miniatura do Hoover Car, para movê-lo para frente, para trás, para os lados e girar sobre seu próprio eixo. Segundo a empresa, há recursos de segurança que monitoram o entorno do veículo para evitar acidentes.
“O People's Car Project marca o começo de uma nova era do desenho automotivo. Nós não estamos mais apenas construir carros para, mas também com os clientes e, ao mesmo tempo iniciar um diálogo nacional que nos dá um profundo conhecimento sobre as preferências de design, necessidades e exigências dos clientes chineses", explicou Luca de Meo, diretor de marketing do Grupo Volkswagen.
Fonte: www.globo.com