sexta-feira, 6 de julho de 2012

As 10 árvores mais bizarras do planeta

Seleção traz as espécies mais curiosas e estranhas que existem


As árvores oferecem comida e abrigo ao ser humano, mas não são seus frutos ou sombras que impressionam nesta seleção das 10 espécies mais curiosas do planeta - são suas formas, muitas vezes bizarras, que atraem a atenção de turistas ou de aficionados pela natureza. Da Ásia ao Brasil, escolha a espécie mais surpreendente na lista abaixo.

  (Foto: reprodução)
1. Árvore da VidaHá 400 anos ela vive solitária no meio do deserto do Bahrein, graças às raízes profundas e extensas. Cerca de 50 mil turistas percorrem 2 km de areia fina para ver de perto a Sharajat-al-Hayat, como é chamada a árvore no idioma local – reza a lenda, inclusive, que ela fica no mesmo local do bíblico Jardim do Éden.
_________________________________________________________________________
  •  
  (Foto: reprodução)
 
  (Foto: Reprodução)
2. Árvores de CircoO fazendeiro Axel Erlandson começou a brincar com a aparência das árvores até que montou uma fazenda na Califórnia, na década de 40, para expor suas Árvores de Circo – ele podava, vergava e inseminava as plantas em formas fantásticas. Para a Árvore Cesto, por exemplo, ele plantou 6 mudas em um círculo e depois as enxertou uma nas outras para formar os padrões geométricos que desenham o tronco acima.
_________________________________________________________________________ 
  (Foto: Reprodução)
 
  (Foto: Reprodução)
3. Baobás
Com troncos que podem armazenar até 120.000 litros d’água, elas se tornaram símbolo do Senegal e a árvore nacional de Madagascar (que possui a maior variedade: seis espécies). Entre 25 m de altura e 7 m de diâmetro, os baobás crescem em zonas áridas e sofrem intervenções humanas, como este inusitado banheiro, construído dentro de seu casco. 
_________________________________________________________________________ 
  (Foto: Reprodução)
4. Banyan
O templo Ta Prohm, no Camboja, foi cenário do filme Tomb Raider. A construção é marcada pelas raízes gigantes das árvores que crescem para cima, ao redor e através das suas paredes. Na Índia, aliás, as pessoas acreditam que a árvore realiza desejos e traz sorte.  
_________________________________________________________________________ 
  (Foto: Reprodução)
5. Cajueiro de Pirangi
A praia de Pirangi, na cidade de Parnamirim, RN, virou ponto turístico por ter o maior cajueiro do mundo – ele cobre uma área de 750 m2. Isso acontece porque os pesados galhos pendem e se curvam para o solo, até que dão novas raízes e começam a brotar novos cajueiros a partir da mesma árvore.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Reprodução)
6. Carvalho
A Chapelle Chêne (Capela de carvalho) é um carvalho que hospeda, no tronco oco, duas capelas construídas em 1669 – uma escada em espiral leva os peregrinos até os templos. A árvore, que fica em Allouville-Bellefosse, França, tem entre 800 e 1200 anos, 15 m de altura e 16 m de circunferência. 
_________________________________________________________________________ 
  (Foto: Reprodução)
 
  (Foto: Reprodução)
7. Cipreste
A Árvore de Santa María del Tule, no México, é um cipreste (Taxodium mucronatum) de mais de 2 mil anos. Esta é uma das maiores do mundo, com 42 m de altura, volume de cerca de 817 m3 e peso estimado de 636 kg. Por conta do seu tamanho, os nódulos que surgem nos troncos formam figuras que atraem visitantes.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Reprodução)
 
  (Foto: Reprodução)
8. DragoeiroA casca e folhas cortadas secretam uma resina avermelhada, batizada como sangue de dragão, que era usada na Europa para produzir remédios ou tingir madeira e tecidos. O dragoeiro (Dracaena draco) é natural da Península Ibérica, mas também pode ser encontrado em abundância nas ilhas Canárias (Espanha) e em alguns pontos do arquipélago de Madeira e Açores (Portugal). 
_________________________________________________________________________
  (Foto: Reprodução)
9. SabinaO vento forte causa a deformação nos troncos da maioria das Sabinas (Juniperus phoenicea) da Ilha de El Hierro, no arquipélago espanhol das Canárias.. A árvore foi descartada para a fabricação de móveis por conta de sua fragilidade, mas virou atração turística, especialmente durante a Semana Santa. 
_________________________________________________________________________ 
  (Foto: Reprodução)
 
  (Foto: Reprodução)
10. Sequoia
Reconhecidas pelo grande porte e longevidade, as sequoias podem passar dos 100 m de altura e viver por milênios. A espécie tem um tronco avermelhado e bastante robusto. Ela é tão forte que a árvore Chandelier, que fica em Legget, na Califórnia, teve sua base perfurada na década de 1930 para virar um túnel para carros.

Fonte: www.globo.com

terça-feira, 3 de julho de 2012

TEDxLaçador - Andres Fernandez - Grão de Areia.


Decidi postar este talk para vocês, pois sei que o Cristiano e a Dani estão passando aqui no blog algum material de espanhol. Então para que você possa ter um contato maior com a lingua, escolhi a apresentação do projeto Grãos de Areia.
Quero lembrar para vocês que existe acumulada uma grande quantidade de lixo no Oceano Pacifico, o tamanho da ilha de lixo hoje já é o dobro do tamanho do estado do Texas. Curtam o video e que a idéia de Andres inspire vocês para algum projeto. 
Então, hoje divido com vocês este talk sensacional de Andres Fernandez, publicitário e surfista e foi, por seis vezes, campeão nacional no Equador. Hoje é um freerider da Int Bilabong. 
Com vasta experiência no mercado criativo, Fernandez, que já foi premiado em festivais de publicidade como o de Cannes, procura melhorar a vida de crianças carentes através do surf. 
Seu projeto, "Granito de Arena", é desenvolvido em áreas costeiras do Equador.
Obrigado TEDxCuria!!


Sobre o TED e TEDx 
O TEDx é um programa de eventos locais e, organizados de forma independente, que reúnem pessoas para compartilharem uma experiência ao estilo TED. Em um evento TEDx, vídeos chamados de TEDTalks e palestrantes ao vivo se reúnem para acender uma profunda discussão e conexão em um pequeno grupo.
Os eventos TEDx são organizados de forma independente por entusiastas do TED e recebem o selo TEDx, no qual o "x" representa evento TED organizado de forma independente. O TED oferece um orientação geral para o programa TEDx, mas os eventos individuais são completamente auto-organizados.
O programa TEDx é uma extensão da missão do TED na promoção de "ideias que merecem ser espalhadas" -- e os eventos TEDx individuais são organizados com mesmo espírito.

Apresentação no TEDxLaçador - Maiores informações em http://www.tedxlacador.com/ .

Meu nome é Pablo Vidarte e estudo o mercado de negócios desde 1997, sou proprietário de uma consultoria de negócios web e presto serviços de consutoria independente de mercado e tecnologia. Quer saber mais sobre meu trabalho? Acesse aqui.
 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Homem vive há quase quatro meses sem coração

Homem vive há quase quatro meses após perder coração com câncer

Bombeiro de 37 anos tinha um tumor maligno e precisou extirpar o órgão


República Tcheca  - O tcheco Jakub Halik é o primeiro homem do mundo que sobrevive há quase quatro meses sem coração, depois que o seu foi extirpado para ser substituído por duas bombas sem válvulas cardíacas e que não produzem pulsações sensíveis ao tato.
O paciente, um bombeiro de 37 anos, tinha um tumor maligno no coração, e a única alternativa para seu tratamento era a implantação das bombas, uma que manda o sangue pela aorta, e a outra aos pulmões.
"É contra-indicado fazer um transplante quando há um tumor maligno no coração", porque os remédios para evitar a rejeição de um órgão estranho apoiam o processo tumoral das células, explicou Jan Pirk, o cardiologista que realizou a cirurgia.
Halik foi operado no dia 3 de março, em uma cirurgia que durou mais de sete horas.
Antes dele, esta inovadora técnica só tinha sido praticada em um homem do Texas (Estados Unidos), que morreu pouco depois.
"A equipe médica considerará bem-sucedida a operação se o tumor não se estender e se o paciente sobreviver até que seja feito um transplante de coração", declarou Pirk à Agência Efe.
"Por isso devemos esperar ainda entre seis e nove meses", disse o cardiologista do Instituto de Medicina Clínica e Experimental de Praga (IKEM).
"O paciente não tem pulso sensível. Acreditava-se que não seria possível sobreviver, e foi provado que se pode, sim, viver sem pulso", afirma Pirk com visível orgulho.
O mais difícil foi regular a pressão de bombeamento de cada um dos dispositivos, pois o sangue que vai para os pulmões deve ter menor pressão para que estes não fiquem irritados.
O único inconveniente é carregar as pilhas sob os braços, "da mesma forma que James Bond leva suas pistolas", brinca o cirurgião, que se transformou em celebridade em seu país.
As baterias ficam em um lugar imperceptível, não pesam muito e duram entre oito e 12 horas, enquanto o equipamento regulador fica preso a um cinto.
No caso de Halik, as pulsações são reguladas para uma atividade normal, não para correr, praticar esporte nem subir escadas. O equipamento "não é capaz de reagir ao esforço", afirmou Pirk.
As primeiras tentativas de usar uma bomba artificial colocada fora do corpo para dar suporte ao coração durante curtos períodos de tempo ocorreram na época da Segunda Guerra Mundial, e estas são utilizadas desde 1953.
Apesar de o primeiro implante de bomba ter sido feito em 1968, "nos últimos dez anos não foi possível chegar a um aparelho mais desenvolvido do que este", conta Pirk, candidato ao prêmio "Ceska hlava" ("Cabeça tcheca", em tradução livre), o mais importante na esfera da ciência e tecnologia no país.
A qualidade de vida após a operação tem uma limitação: "Ele pode jogar golfe, xadrez, mas com certeza não pode correr uma maratona", explica o médico.
O custo da bomba é de 80 mil euros por unidade, aos quais se somam as despesas da operação, o que deixa o valor de todo o procedimento em torno dos 250 mil euros.
Esta quantia é, apesar de tudo, bem mais acessível que a de um implante de coração artificial. Além disso, este sistema tem uma vida útil muito maior, segundo o especialista.
Quando a bomba é utilizada como apoio do ventrículo esquerdo - ou seja, sem que seja extirpado todo o coração - há pacientes que vivem com ela pelo menos sete anos.
Já são cem os dispositivos que, desde o ano de 2003, foram implantados no famoso instituto médico de Praga.
Um dos que se beneficiou desta nova tecnologia é Vladimir Vlach, de 60 anos, que está feliz após sua operação, realizada há três semanas.
"Esta bomba garante que a pressão sanguínea seja a adequada", explica à Agência Efe o paciente, que após uma gripe começou a ter disfunções no ventrículo esquerdo.
"Já andei um quilômetro e subi três andares. O acesso para cada um tem 26 degraus, e a enfermeira com quem faço a reabilitação me disse para não subir tão rápido", conclui.